quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O poder do riso



O movimento, fácil e supergostoso, é realmente capaz de fazer milagres. O riso, ou seja, a contração de 28 músculos faciais, aciona no cérebro a produção de endorfina. Elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional.

Exatamente por isso que, quanto mais se ri, mais feliz você fica. E o riso é tão poderoso que, durante o relaxamento dos músculos, pode também relaxar partes demais, como o esfíncter. Pronto, é nessa hora que você ri de fazer xixi na calça. Mas tudo bem: o que pode ser vergonha para você vai ajudar o bem estar daquela amiga que estava ao lado. Afinal, ela vai gargalhar ainda mais com a cena.
Boas doses de riso também ajuda a prevenir algumas doenças. A gargalhada baixa o nível dos hormônios do estresse. Com menos cortisol e adrenalina no organismo, o sistema imunológico se fortalece.

Rir pra ficar em forma
Pode acreditar: caprichar na risada de 10 a 15 minutos do seu dia ajuda a emagrecer 50 calorias, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, nos EUA. Parece pouco, mas, se você se dedicar diariamente, perderá 2 quilos em um ano, sem precisar recorrer àqueles regimes malucos que tiram o humor de qualquer uma.

É palhaçada!
A necessidade do cômico é antiga na sociedade. A figura do palhaço como conhecemos hoje surgiu há mais de duzentos anos, foi inspirada no bobo da corte e influenciada pela comédia dell’arte italiana no século XVIII. A função inicial dos palhaços era de atrapalhar a apresentação dos equilibristas e malabaristas no circo. Eles ridicularizavam e desordenavam as atrações oficiais, trazendo mais humor aos espetáculos.

O palhaço como conhecemos hoje data do século XIX, com essa maquiagem carregada de branco, perto e vermelho. E o Clown branco, que é uma figura bastante bonita, educada, bela.
Hoje, os palhaços invadem até hospitais para receitar e aplicar doses cavalares de alegria e muito riso em crianças doentes. É o caso dos Doutores da Alegria, que realizam cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. E qual a posologia recomendada de tanta felicidade? “A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda”, garantem os Doutores.
Em tempo, uma curiosidade: no primeiro domingo do mês de maio é comemorado o Dia Mundial da Gargalhada.


Vamos sorrir, pessoas! :)


By Paulinha


0 comentários:

Postar um comentário

Fala alguma coisa!